Noticias

CABAZES DE NATAL 2018

CABAZES DE NATAL 2018

Para que esta quadra natalícia seja recheada de coisas ainda melhores, ofereça produtos da nossa região. Ofereça qualidade, ofereça tradição!!!

Cabazes e Natal e Produtos Regionais somente disponíveis na Loja de produtos regionais do Posto de Turismo de Vidago.

"Águas Campilho" De 7 de Julho a 30 de Novembro

Joaquim dos Santos e Silva procedeu à análise desta nascente em 1884. No seu relatório faz a descrição da nascente, do processo seguido para a análise química e junta um texto do médico Raymundo da Silva Mota sobre as qualidades terapêuticas desta água. Este clínico a propósito da comercialização das águas minerais portuguesas fez o seguinte comentário: “Difícil seria encontrar numa farmácia portuguesa uma água mineral do nosso País, mas era vulgar encontrarem-se diversas águas estrangeiras, mais ou menos apregoada pela moda, ou recomendadas pelas suas virtudes. “ (Cit. Acciaiuoli, 1944, IV,90).

Website da VIDAGUSTERMAS Data: 11 de março de 2017

Apresentamos o nosso Website de promoção e divulgação turística de Vidago e da região da ribeira de Oura., que irá disponibilizar toda a informação necessária e útil para quem nos visita.

Veja aqui.

 

“1ª recolha de memórias”  Data: 27 de outubro de 2016

No âmbito de um dos projectos mais ambiciosos da Vidagustermas, o Ecomuseu de Vidago, procedemos ontem em colaboração com a Prof.ª Doutora Veronika Joukes, docente na UTAD e vice-diretora do curso de Turismo, à “1ª recolha de memórias”. Esta 1ª sessão consistiu em entrevistas com ênfase nas vivências dos antigos funcionários dos hotéis, das pensões e do antigo balneário, realizadas pelos alunos do curso de turismo da UTAD. Posteriormente as entrevistas serão editadas pelos próprios alunos e doadas ao Ecomuseu de Vidago.
O projecto “Recolha de memórias” tem como objectivo criar um espólio significativo de memórias, em suporte audio-visual, que irão ser expostas no Ecomuseu de Vidago.

Desde-já, agradecemos à Doutora Prof.ª Veronika por acarinhar o nosso projecto e a disponibilidade demonstrada desde o primeiro instante.

Aos entrevistados o nosso muito obrigado pela partilha!
Bem Hajam.

A data para a apresentação pública da “recolha de Memórias” será divulgada atempadamente.

Promoção da rota termal  Data: 26 de outubro de 2016
Postos de promoção da rota termal e da água - VIDAGO Já se encontra instalado o posto de promoção da rota termal e da água Verín-Chaves- Vidago no edifício da Vidagustermas, junto ao Balneário Termal de Vidago, onde pode adquirir o KIT do termalista ir a descoberta das nossas águas! Esperamos por si!

O KIT do termalista inclui :
Passaporte para carimbar a sua passagem pelas diferentes fontes ao longo da rota termal, um copo, guia e lápis. Posteriormente, se concluir os carimbos no passaporte, é lhe concedido o diploma que lhe confere o título de embaixador das águas termais.
“Trilho Ribeira de Oura”   Data: 04 de Setembro de 2016
Integrado na 6ª Caminhada da Vila de Vidago, que contou com aproximadamente 200 participantes, inaugurou-se hoje de manhã o Trilho da Ribeira de Oura. O trilho da Ribeira de Oura (PR1CHV), homologado pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, encontra-se implementado desde Junho de 2016 e é o primeiro trilho de uma rede de percursos de pequena e média rota, qua a VIDAGUSTERMAS pretende implementar. O percurso pedestre “Trilho Ribeira de Oura” tem início e fim junto do edifico VIDAGUSTERMAS, onde está colocado o painel informativo, e percorre parte da freguesia de Oura e da União das freguesias de Vidago, Arcossó, Selhariz e Vilarinho das Paranheiras. Junto aos portões de entrada do majestoso Vidago Palace Hotel, o percurso acompanha o campo de Golfe do Vidago Palace e passados cerca de 800 metros continua pela antiga linha de caminho-de- ferro que unia as localidades de Chaves e Régua, conhecida como Linha do Corgo, até chegar à aldeia de Oura. Nesta aldeia existe um interessante património imóvel, do qual se destaca a Igreja Matriz de Oura, de linhas barrocas, com uma torre sineira galaico portuguesa de dois sinos, datada do Séc. XVIII e cujos vitrais são da autoria do pintor João Vieira, assim como a capela da Nossa Sr.ª da Piedade e o ancestral pelourinho em granito. Seguindo em direção a Vila Verde de Oura, o percurso atravessa a Ribeira de Oura sobre uma ponte medieval. De Vila Verde de Oura até Vidago, a Ribeira de Oura é atravessada duas vezes, sendo uma delas efetuada sobre a antiga ponte da Linha do Corgo. Chegando à vila de Vidago, e antes de regressar ao ponto de partida, pode visitar o património local de Vidago, do qual se destaca a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, de estilo neoromânico e o Balneário Pedagógico de Investigação e Desenvolvimento de Práticas Termais de Vidago. A Inauguração contou com a presença do presidente da direção da associação VIDAGUSTERMAS, Rui Branco e representantes da Naturthoughts – Turismo de Natureza, Lda., empresa responsável pela coordenação técnica e implantação do percurso.
Inauguração do Balneário Data: 10 de junho de 2016

No passado dia 10 de junho, decorreu a cerimónia de inauguração do Balneário Pedagógico de Investigação e Desenvolvimento de Práticas Termais de Vidago, presidida pelo Secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, pelo Presidente da Câmara Municipal, António Cabeleira, e pelo Presidente da União de Freguesias de Vidago, Arcossó, Selhariz e Vilarinho das Paranheiras, Rui Branco.
No discurso inaugural, o Secretário de Estado da Saúde salientou a importância deste equipamento para o desenvolvimento de Vidago, de Chaves e da região, referindo que com a recente remodelação do balneário das Termas de Chaves e a inauguração deste novo balneário em Vidago, “Chaves coloca-se numa posição cimeira ao nível nacional e europeu no que toca ao termalismo”.
Para além de elogiar as respostas modernas e inovadoras no âmbito dos equipamentos termais de Chaves, Manuel Delgado, destacou ainda como marcas distintivas da região, “a beleza inigualável da paisagem, a hospitalidade cativante das gentes, o rico património cultural e histórico que se pode aqui desfrutar, a gastronomia transmontana e os tempos de lazer que se proporcionam nestes espaços, convidando ao descanso e à reflexão ou a uma partida de golf”.
Também António Cabeleira referiu que este novo equipamento vem reforçar a aposta no termalismo como estratégia do setor turístico e uma âncora para o desenvolvimento da economia da região. Um investimento de cerca de 3 milhões de euros que aproveitou as instalações da antiga Estação Ferroviária de Vidago e as requalificou, atribuindo-lhes novas funções como balneário pedagógico, o que permitirá criar novos postos de trabalho, novos negócios, fixar população e dar um novo impulso ao Alto Tâmega, revelou o edil.
A diversidade de águas minerais no concelho de Chaves e de Verín, aliada à oferta termal existente no território, entre o balneário das Termas de Chaves, renovado em 2014, o SPA Termal do Vidago Palace Hotel e o novo equipamento termal de Vidago, fazem deste território um destino termal de excelência em quantidade e qualidade deste recurso natural que é a água, frisou ainda o autarca flaviense.
Por outro lado, o Presidente da União de Freguesias de Vidago, Rui Branco, também se manifestou extremamente orgulhoso com a abertura do novo balneário, agradecendo ao atual e ao anterior executivo municipal pela aposta feita, fazendo votos de que Vidago recupere o esplendor e a importância de outrora como vila termal de referência.
Para além de serviços de reabilitação e fisiatria, banhos, duches, vapores, aplicações de contraste, duche massagem, técnicas respiratórias, bem como uma panóplia de outros tratamentos termais, este balneário também contempla uma vertente pedagógica de investigação e de desenvolvimento de práticas termais no seu programa funcional. Refira-se que a gestão deste equipamento está a cargo da empresa municipal, Gestão de Equipamentos do Município de Chaves, EM-SA, que gere também as Termas de Chaves.
A obra foi financiada aproximadamente a 83% pelo ON.2 no âmbito do Eixo Prioritário II - Valorização Económica de recursos Específicos, Programa de Ação ECC_PROVERE- AQUANATUR).
Data: 10 de Junho de 2016

«ER(a)MO(s)» em exposição  Data: 24 de agosto de 2016

De 20 de agosto a 24 de setembro está patente ao público, na sala de exposições do Balneário Pedagógico de Vidago, a exposição de fotografia “ER(a)MO(s)”, da autoria de Gonçalo Almeida.
A mostra reúne fotografias que retratam dois hotéis abandonados e esquecidos na vila de Vidago, atualmente em ruinas e que, outrora, foram lugares de charme e cheios de vida social, na época em que as termas eram lugares da moda, frequentados por elites.
A inauguração da exposição de fotografia decorreu no passado dia 20 de agosto e contou com a presença do autor, Gonçalo Almeida, e com o Presidente da Direção da Associação Vidagustermas e da União de Freguesias de Vidago, Arcossó, Selhariz e Vilarinho das Paranheiras, Rui Branco.
De acordo com o autor das fotografias, «o titulo “ER(a)MO(s)” foi escolhido por se tratar de dois locais ermos. A palavra ermo significa local abandonado e inabitado. Já os artistas românticos do século XIX admiravam a beleza das ruínas e dos lugares tenebrosos, porque lhes inspiravam solidão e reflexão interior. É essa a perspetiva deste trabalho».
Para Rui Branco foi com satisfação que a exposição foi acolhida, sendo um tema atual e com o qual Vidago se depara diariamente, mas à semelhança da aposta feita do novo Balneário Pedagógico de Vidago, tem-se esperança que futuramente também o parque hoteleiro seja reerguido.

A realização da exposição contou com a colaboração da Associação Vidagustermas e o apoio da Junta de Freguesia de Vidago e do Balneário Pedagógico.
De entrada gratuita, a exposição “ER(a)MO(s)” está patente ao público no Balneário Pedagógico de Vidago, de segunda-feira a sábado, das 9h00 às 12h30 e das 16h00 às 19h00.

Concurso de fotografia     Data: 01 de Agosto de 2017 

#vidagosemefeitos2017

Concurso de Fotografia Instagram - Edição de Verão

Mostre ao mundo as maravilhas que Vidago e a região da ribeira de Oura têm para oferecer e habilite-se a ganhar “uma noite” no SOLAR DE OURA turismo rural de charme, uma “experiencia” no Balneário pedagógico de Vidago e uma massagem no SPA do Primavera Perfume Hotel!

Fotografe, Publique no Instagram e Ganhe!

Mostre ao mundo a beleza da nossa região!

Até 31 de Agosto 2017, publique no Instagram as suas melhores fotografias de Vidago e da região da Ribeira de Oura com a hashtag #vidagosemefeitos2017.

Apenas serão consideradas as fotos publicadas de 01 de Agosto de 2016 a 31 de Agosto de 2017 e com a hashtag #vidagosemefeitos2017.

Se as publicações não forem públicas não vão estar visíveis para o júri avaliar. Certifique-se que estão públicas.

No final do concurso, o júri irá escolher os três vencedores de entre todas fotografias as que tiverem a hashtag #vidagosemefeitos2017.

O vencedor do passatempo será contactado através de comentário e as fotos premiadas serão divulgadas no nosso perfil de Instagram com o nome do seu autor.

REGULAMENTO DO CONCURSO

 

Mesa redonda com amigos.  Data: 11 de junho de 2016
Mesa redonda com amigos de Vidago recordando o passado, através de uma retrospetiva narrada pelos que protagonizaram, viveram e estudaram o processo do desenvolvimento termal de Vidago. Exposição comentada pelo Dr. Sérgio Pereira e Dr. Júlio Silva.