Apresentação da Associação
A Vidagustermas é a designação da “Associação para a Promoção e Desenvolvimento Termal e Turístico de Vidago”, criada no dia 10 de Março de 2008, reunindo as forças do poder local da região e dos empresários da hotelaria e restauração, com o objectivo de impulsionar e dar um novo rumo à vila termal de Vidago e à região da ribeira de Oura.
No âmbito do quadro comunitário anterior, a vila de Vidago, foi alvo da execução do empreendimento turístico “AQUANATTUR”, da autoria do Arq.º Siza Viera, que se constituiu como projeto de interesse nacional (PIN), e no qual foi reabilitado o Vidago Palace Hotel e a sua área envolvente, o parque termal e o respetivo campo de golfe.
A vila foi a alvo do projeto de requalificação da envolvente do “AQUANATTUR”, da autoria do Arq.º João Paulo Loureiro. No âmbito deste projeto decorreram a requalificação da avenida Conde Caria, das alamedas Teixeira de Sousa e António Viana e a rua João Oliveira, assim como a construção do novo “Balneário pedagógico e de investigação e desenvolvimento das práticas termais”, que se encontra instalado na antiga estação ferroviária.
Neste contexto, acreditamos que é possível ir muito longe, desde que consigamos fazer da Vidagustermas uma estrutura fundada no trabalho de equipa e totalmente aberta aos desafios sociais, da cultura e da modernidade.
Atualmente a associação é constituída pelo Município de Chaves, a União de Freguesias de Vidago, a Freguesia de Oura e a Freguesia de Vilas Boas, assim como hoteleiros e empresários da restauração local.
A nossa missão
Posicionar a vila termal de Vidago e a região, na qual se insere, num novo patamar de excelência turística, que conseguirá inverter as tendências atuais, através da promoção e dinamização atractividade, tendo por base o aproveitamento da localização na Euroregião Galiza-Norte de Portugal e a valorização dos seus recursos endógenos, tanto culturais, como naturais, em especial a água mineral natural, que constitui um elemento único e diferenciado.
Vamos transformar Vidago local de excelência, quer para quem vive, quer para quem visita Vidago!
Estratégia
No âmbito do Turismo de Saúde e Bem-Estar, o balneário termal de Vidago é certamente o polo de atracção de inúmeros turistas que procuram o Termalismo, reforçando o potencial mais antigo de atracção turística da vila. As novas instalações do balneário termal, a imagem moderna e cuidada, o aumento da qualidade e a diversificação das infra-estruturas e dos serviços de saúde e de bem-estar, de facto, irão conquistar novos nichos de mercado que se preocupam com o equilíbrio entre a saúde física e a psíquica, encontrando nesta estância termal alternativa ao turismo de sol e praia.
O posicionamento de Vidago num novo patamar de excelência passa por uma maior diversidade e complementaridade da oferta da região no seu todo. Este entendimento mais amplo promove um desenvolvimento local viável, sustentado e com identidade própria, na qual a região se assume como uma oferta conjunta, capaz de proporcionar um conjunto de experiências que representa: “diversidade concentrada única de múltiplas experiências”.
A VIDAGUSTERMAS entende assim, que deve ser promotora de vários projetos, que impulsionem não só o desenvolvimento termal, mas também o desenvolvimento sustentado de toda esta região, para que a vila termal de Vidago e a região da ribeira de Oura, e num âmbito mais alargado a região do Alto Tâmega, possam se afirmar num contexto nacional e internacional.
• Casa Museu João-Vieiria
• AQUANATUR Ecomuseu
• AQUANATUR Ecomuseu – Quinta pedagógica
• Posto de Informação turística e Loja de produtos regionais
Para visualizar o documento na íntegra descarregue o seguinte pdf:
Estratégia da VIDAGUSTERMAS – Associação para a Promoção e o Desenvolvimento Termal e Turístico de Vidago