Noticias

"Fun Trip com Bloggers Nacionais e Internacionais"

No dia 7 de setembro de 2020, a Tupan Tours, os Hotéis Premium e as Ideias Essenciais Tours uniram-se numa Fun Trip cujo objetivo culminou na vinda de bloggers, nacionais e internacionais, ao Município de Chaves. Esta inovadora iniciativa contou com a parceria da VidagusTermas e visou divulgar o nosso património histórico, cultural e gastronómico de modo a incentivar mais pessoas a visitarem e conhecer tudo o que temos para oferecer. No inicio da viagem, os bloggers ficaram a conhecer a cidade de Chaves, nomeadamente, os pontos de maior interesse turístico e usufruíram dos famosos pastéis de Chaves e também do folar de carne. De seguida, visitaram a Quinta do Poldrado onde provaram os seus famosos vinhos e o azeite. Também se dirigiram ao Posto de Turismo da VidagusTermas onde foi possível elucidá-los sobre a história do legado termal de Vidago e toda a evolução da vila até à atualidade. Para terminar, no Solar de Oura, realizou-se um lanche com produtos típicos da nossa região e onde não faltou a água Campilho. Também aí se procedeu à entrega de vários kits com lembranças por parte dos organizadores e parceiros deste evento.

Manuel João Vieira e a "Noite de Fados do Lello Perdido"

No passado dia 29 de Agosto, o ilustre Manuel João Vieira brindou-nos com a "Noite de Fados com o Lello Perdido" com Vital Assunção na Viola, Arménio de Melo na Guitarra Portuguesa e Ricardo Cruz no Baixo. O Evento realizou-se com o apoio da Casa Museu João Vieira e da VidagusTermas e teve lugar no Logradouro junto ao busto do Grande Benemérito Bonifácio Alves Teixeira. A entrada foi gratuita contudo, limitada a 40 lugares sentados. A lotação esgotou muito antes do início de uma noite que ficará na memória de todos os que marcaram presença e usufruíram de um evento musical com gargalhadas à mistura. É importante ressaltar que todas as normas da Direção Geral de Saúde foram cumpridas à risca, nomeadamente, a desinfeção das mãos e o uso de máscara foram obrigatórios.

APRESENTAÇÃO DO LIVRO | 1º CENTENÁRIO DA MORTE DE EUGÉNIA CAMPILHO MONTALVÃO - A JUSTA
Realizou-se, ontem no Alto do Côto, a cerimónia de APRESENTAÇÃO DO LIVRO | 1º CENTENÁRIO DA MORTE DE EUGÉNIA CAMPILHO MONTALVÃO - A JUSTA, da autoria de Floripo Salvador, João Rodrigues Silva, Júlio Silva e Paulo Santos. Estiveram presentes o Presidente da União de Freguesias de Vidago, Arcossó, Selhariz e Vilarinho das Paranheiras, Rui Branco, o Presidente da Câmara de Chaves, Nuno Vaz.
Plano de Contingência  Casa Museu João Vieira 2020
Descarregue o Plano de Contingência Casa Museu João Vieira 2020
Plano de Contingência
Plano de Contingencia Posto de Turismo Vidago2020
Descarregue o Plano de Contingência Posto de Turismo Vidago2020
Plano de Contingência
Catálogo de Produtos Regionais
Descarregue aqui o catálogo de produtos regionais.
Catálogo
SELO Clean&Safe

Nota Informativa:
A Casa Museu João Vieira encontra-se aberta ao público certificado com o selo “Clean & Safe” do Turismo Porto e Norte de Portugal. Este selo reconhece que a Casa Museu João Vieira cumpre as recomendações da Direção-Geral da Saúde, encontrando-se em conformidade para receber todos os turistas em segurança.

SELO Clean&Safe

Nota Informativa:
O Posto de Turismo de Vidago encontra-se aberto ao público certificado com o selo “Clean & Safe” do Turismo Porto e Norte de Portugal. Este selo reconhece que o Posto de Turismo de Vidago cumpre as recomendações da Direção-Geral da Saúde, encontrando-se em conformidade para receber todos os turistas em segurança.

Comemorações do Centenário da morte de Mª Eugénia Campilho - Vidago

APRESENTAÇÃO DO LIVRO | 1º CENTENÁRIO DA MORTE DE EUGÉNIA CAMPILHO MONTALVÃO - A JUSTA

Os Autores Floripo Salvador, João Rodrigues Silva, Júlio Silva e Paulo Santos irão apresentar o livro no Alto do Coto, junto à capela, Sábado 18 de Julho de 2020, pelas 17H30

Comemorações do Centenário da morte de Mª Eugénia Campilho - Vidago

Sinopse

A narrativa inserta neste documento, assim como as diversas ilustrações que a complementam, pretendem levar até aos leitores alguma informação sobre a vida, obra social e, também, da veneração que ainda hoje colhe, nesta região, Eugénia Campilho – A JUSTA.

Um grupo de quatro amigos propôs-se homenagear alguém que marcou, socialmente e de forma indelével, um período de tempo da então aldeia de Vidago. A pessoa em apreço – Eugénia Campilho - viveu entre 1844 e 1920. Este documento insere-se na comemoração do I Centenário do seu falecimento. Os quatro amigos, que desfrutam entre si de sincera amizade e comungam de um mesmo desejo – divulgar a história de Vidago, deixam neste trabalho para as actuais gerações e, também, para as vindouras testemunhos indissociáveis da história desta terra.

Data de publicação: Abril de 2020
Projeto AVIVAR

Nota de Imprensa | Município apresenta Exposição fotográfica e livro “AVIVAR- Nos trilhos das memórias de Chaves”

Investigação cultural resulta na edição de um livro, exposição de meia centena de fotografias e criação de um website

No próximo dia 9 de julho, a autarquia apresenta, na Biblioteca Municipal de Chaves, o resultado da investigação cultural realizada no âmbito do projeto AVIVAR- Nos trilhos das memórias de Chaves.
A iniciativa contempla o lançamento de um livro e uma exposição fotográfica, produto da recolha foto etnográfica da Cultura Popular flaviense, que estará patente ao público até dia 31 de agosto.
Este projeto resulta da candidatura apresentada por António Manuel Martins no Orçamento Participativo (OP) de Chaves 2017, sendo a proposta vencedora da Componente 2 - Promoção e Dinamização - Projetos de âmbito Cultural e Desportivo.

Com o objetivo de divulgar e registar o património material e imaterial existente no meio rural do concelho de Chaves, através da escrita e da fotografia, procedeu-se à recolha de dos aspetos mais marcantes da cultura popular, herança secular que ainda resiste, nas localidades de Águas Frias, Calvão e Soutelinho da Raia, Eiras, S. Julião e Cela, São Pedro de Agostém, Soutelo e Seara Velha, Vidago, Arcossó, Selhariz, Vilarinho das Paranheiras e Vilarelho da Raia.

A divulgação dos seis roteiros pedestres turísticos culturais do concelho tem como objetivo prioritário a perpetuação da memória ancestral da cultura flaviense e o conhecimento de peculiares caraterísticas endógenas, tão genuínas, tão pertencentes a uma identidade, cujo legado é tão valioso.

Feira de Antiguidades e Colecionadores

Esta feira tem lugar no Largo Miguel de Carvalho, em Vidago e realiza-se todos os 1ºs Sábados de cada mês e anterior sexta-feira...

Um Museu para os corpos de letras de João Vieira

Dez anos após a sua morte, e no exato lugar onde nasceu em 1934, uma casa-museu reúne em Vidago a obra do fundador do grupo KWY, um dos pioneiros da contemporaneidade artística em Portugal.

Ainda em vida, João Vieira (1934-2009) sonhou com a possibilidade da criação de um espaço na sua Vidago natal, ou mesmo de uma fundação, para preservar e mostrar a extensa obra com que se inscreveu na paisagem da arte contemporânea portuguesa. Chegou a pensar numa capela abandonada e até na já desativada estação de caminho-de-ferro da Linha do Corgo. Esse projeto haveria, contudo, de ter de esperar. Concretiza-se agora, no exato lugar onde nasceu, com a abertura da Casa-museu João Vieira - a inauguração oficial ocorreu a 21 de outubro de 2019, às 16h, na presença do primeiro-ministro, António Costa, e da ministra da Cultura, Graça Fonseca.

Manuel João Vieira, músico, cantor, escritor, poeta, candidato a presidente da república, líder dos Ena Pá 200 é um dos filho do pintor e responsável pela curadoria da exposição inaugural.

A Casa-museu João Vieira está instalada num edifício do século XIX que pertenceu a Bonifácio Alves Teixeira, benemérito que o doou à vila para acolher uma escola para meninas.

Muito marcada pelo experimentalismo e pela performance, de que foi um pioneiro em Portugal, e pela proximidade com a literatura - o corpo e as letras são as suas referências maiores -, a obra de João Vieira tem uma boa montra nas quatro salas da nova casa-museu, que recebe o visitante com um excerto do poema Nós, de Cesário Verde, todo um programa estético:

"Pinto quadros por letras, por sinais

Tão luminosos como os do Levante,

Nas horas em que a calma é mais queimante

Na quadra em que o Verão aperta mais."

Logo à entrada podemos ver algumas das telas em que o artista expressa a sua atenção à poesia, como A faca não corta o fogo (2009), uma das suas últimas criações, subsequente à edição do livro homónimo de Herberto Hélder.

Visite Vidago...VilaTermal

Há quem diga que Vidago foi uma estância termal no tempo dos Romanos, que ali iam fazer as suas curas e tanto bebiam como lavavam os seus corpos nas santas águas, para curar os seus males. Sabe-se que o seu povoamento é muito anterior ao século XII, embora nessa altura não passasse de uma aldeia sem mais importância do que as circunvizinhas. É natural que o lugar já fosse povoado em épocas pré-romanas, como se deduz da arqueologia, da topografia e da própria toponímia locais, visto que não só a sua situação geográfica a tornava própria à defesa estratégica, como também a riqueza da região em águas minerais não seria desaproveitada pelos Romanos, que sempre usaram as nascentes termais, onde se encontravam.

CABAZES DE NATAL 2018

CABAZES DE NATAL 2018

Para que esta quadra natalícia seja recheada de coisas ainda melhores, ofereça produtos da nossa região. Ofereça qualidade, ofereça tradição!!!

Cabazes e Natal e Produtos Regionais somente disponíveis na Loja de produtos regionais do Posto de Turismo de Vidago.

"Águas Campilho" De 7 de Julho a 30 de Novembro

Joaquim dos Santos e Silva procedeu à análise desta nascente em 1884. No seu relatório faz a descrição da nascente, do processo seguido para a análise química e junta um texto do médico Raymundo da Silva Mota sobre as qualidades terapêuticas desta água. Este clínico a propósito da comercialização das águas minerais portuguesas fez o seguinte comentário: “Difícil seria encontrar numa farmácia portuguesa uma água mineral do nosso País, mas era vulgar encontrarem-se diversas águas estrangeiras, mais ou menos apregoada pela moda, ou recomendadas pelas suas virtudes. “ (Cit. Acciaiuoli, 1944, IV,90).

Website da VIDAGUSTERMAS Data: 11 de março de 2017

Apresentamos o nosso Website de promoção e divulgação turística de Vidago e da região da ribeira de Oura., que irá disponibilizar toda a informação necessária e útil para quem nos visita.

Veja aqui.

 

Concurso de fotografia     Data: 01 de Agosto de 2017  

#vidagosemefeitos2017

Concurso de Fotografia Instagram - Edição de Verão

Mostre ao mundo as maravilhas que Vidago e a região da ribeira de Oura têm para oferecer e habilite-se a ganhar “uma noite” no SOLAR DE OURA turismo rural de charme, uma “experiencia” no Balneário pedagógico de Vidago e uma massagem no SPA do Primavera Perfume Hotel!

Fotografe, Publique no Instagram e Ganhe!

Mostre ao mundo a beleza da nossa região!

Até 31 de Agosto 2017, publique no Instagram as suas melhores fotografias de Vidago e da região da Ribeira de Oura com a hashtag #vidagosemefeitos2017.

Apenas serão consideradas as fotos publicadas de 01 de Agosto de 2016 a 31 de Agosto de 2017 e com a hashtag #vidagosemefeitos2017.

Se as publicações não forem públicas não vão estar visíveis para o júri avaliar. Certifique-se que estão públicas.

No final do concurso, o júri irá escolher os três vencedores de entre todas fotografias as que tiverem a hashtag #vidagosemefeitos2017.

O vencedor do passatempo será contactado através de comentário e as fotos premiadas serão divulgadas no nosso perfil de Instagram com o nome do seu autor.

REGULAMENTO DO CONCURSO

 

“1ª recolha de memórias”  Data: 27 de outubro de 2016

No âmbito de um dos projectos mais ambiciosos da Vidagustermas, o Ecomuseu de Vidago, procedemos ontem em colaboração com a Prof.ª Doutora Veronika Joukes, docente na UTAD e vice-diretora do curso de Turismo, à “1ª recolha de memórias”. Esta 1ª sessão consistiu em entrevistas com ênfase nas vivências dos antigos funcionários dos hotéis, das pensões e do antigo balneário, realizadas pelos alunos do curso de turismo da UTAD. Posteriormente as entrevistas serão editadas pelos próprios alunos e doadas ao Ecomuseu de Vidago.
O projecto “Recolha de memórias” tem como objectivo criar um espólio significativo de memórias, em suporte audio-visual, que irão ser expostas no Ecomuseu de Vidago.

Desde-já, agradecemos à Doutora Prof.ª Veronika por acarinhar o nosso projecto e a disponibilidade demonstrada desde o primeiro instante.

Aos entrevistados o nosso muito obrigado pela partilha!
Bem Hajam.

A data para a apresentação pública da “recolha de Memórias” será divulgada atempadamente.

«ER(a)MO(s)» em exposição  Data: 24 de agosto de 2016

De 20 de agosto a 24 de setembro está patente ao público, na sala de exposições do Balneário Pedagógico de Vidago, a exposição de fotografia “ER(a)MO(s)”, da autoria de Gonçalo Almeida.
A mostra reúne fotografias que retratam dois hotéis abandonados e esquecidos na vila de Vidago, atualmente em ruinas e que, outrora, foram lugares de charme e cheios de vida social, na época em que as termas eram lugares da moda, frequentados por elites.
A inauguração da exposição de fotografia decorreu no passado dia 20 de agosto e contou com a presença do autor, Gonçalo Almeida, e com o Presidente da Direção da Associação Vidagustermas e da União de Freguesias de Vidago, Arcossó, Selhariz e Vilarinho das Paranheiras, Rui Branco.
De acordo com o autor das fotografias, «o titulo “ER(a)MO(s)” foi escolhido por se tratar de dois locais ermos. A palavra ermo significa local abandonado e inabitado. Já os artistas românticos do século XIX admiravam a beleza das ruínas e dos lugares tenebrosos, porque lhes inspiravam solidão e reflexão interior. É essa a perspetiva deste trabalho».
Para Rui Branco foi com satisfação que a exposição foi acolhida, sendo um tema atual e com o qual Vidago se depara diariamente, mas à semelhança da aposta feita do novo Balneário Pedagógico de Vidago, tem-se esperança que futuramente também o parque hoteleiro seja reerguido.

A realização da exposição contou com a colaboração da Associação Vidagustermas e o apoio da Junta de Freguesia de Vidago e do Balneário Pedagógico.
De entrada gratuita, a exposição “ER(a)MO(s)” está patente ao público no Balneário Pedagógico de Vidago, de segunda-feira a sábado, das 9h00 às 12h30 e das 16h00 às 19h00.

Promoção da rota termal  Data: 26 de outubro de 2016
Postos de promoção da rota termal e da água - VIDAGO Já se encontra instalado o posto de promoção da rota termal e da água Verín-Chaves- Vidago no edifício da Vidagustermas, junto ao Balneário Termal de Vidago, onde pode adquirir o KIT do termalista ir a descoberta das nossas águas! Esperamos por si!

O KIT do termalista inclui :
Passaporte para carimbar a sua passagem pelas diferentes fontes ao longo da rota termal, um copo, guia e lápis. Posteriormente, se concluir os carimbos no passaporte, é lhe concedido o diploma que lhe confere o título de embaixador das águas termais.
“Trilho Ribeira de Oura”   Data: 04 de Setembro de 2016
Integrado na 6ª Caminhada da Vila de Vidago, que contou com aproximadamente 200 participantes, inaugurou-se hoje de manhã o Trilho da Ribeira de Oura. O trilho da Ribeira de Oura (PR1CHV), homologado pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, encontra-se implementado desde Junho de 2016 e é o primeiro trilho de uma rede de percursos de pequena e média rota, qua a VIDAGUSTERMAS pretende implementar. O percurso pedestre “Trilho Ribeira de Oura” tem início e fim junto do edifico VIDAGUSTERMAS, onde está colocado o painel informativo, e percorre parte da freguesia de Oura e da União das freguesias de Vidago, Arcossó, Selhariz e Vilarinho das Paranheiras. Junto aos portões de entrada do majestoso Vidago Palace Hotel, o percurso acompanha o campo de Golfe do Vidago Palace e passados cerca de 800 metros continua pela antiga linha de caminho-de- ferro que unia as localidades de Chaves e Régua, conhecida como Linha do Corgo, até chegar à aldeia de Oura. Nesta aldeia existe um interessante património imóvel, do qual se destaca a Igreja Matriz de Oura, de linhas barrocas, com uma torre sineira galaico portuguesa de dois sinos, datada do Séc. XVIII e cujos vitrais são da autoria do pintor João Vieira, assim como a capela da Nossa Sr.ª da Piedade e o ancestral pelourinho em granito. Seguindo em direção a Vila Verde de Oura, o percurso atravessa a Ribeira de Oura sobre uma ponte medieval. De Vila Verde de Oura até Vidago, a Ribeira de Oura é atravessada duas vezes, sendo uma delas efetuada sobre a antiga ponte da Linha do Corgo. Chegando à vila de Vidago, e antes de regressar ao ponto de partida, pode visitar o património local de Vidago, do qual se destaca a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, de estilo neoromânico e o Balneário Pedagógico de Investigação e Desenvolvimento de Práticas Termais de Vidago. A Inauguração contou com a presença do presidente da direção da associação VIDAGUSTERMAS, Rui Branco e representantes da Naturthoughts – Turismo de Natureza, Lda., empresa responsável pela coordenação técnica e implantação do percurso.
Mesa redonda com amigos.  Data: 11 de junho de 2016
Mesa redonda com amigos de Vidago recordando o passado, através de uma retrospetiva narrada pelos que protagonizaram, viveram e estudaram o processo do desenvolvimento termal de Vidago. Exposição comentada pelo Dr. Sérgio Pereira e Dr. Júlio Silva.
Inauguração do Balneário Data: 10 de junho de 2016

No passado dia 10 de junho, decorreu a cerimónia de inauguração do Balneário Pedagógico de Investigação e Desenvolvimento de Práticas Termais de Vidago, presidida pelo Secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, pelo Presidente da Câmara Municipal, António Cabeleira, e pelo Presidente da União de Freguesias de Vidago, Arcossó, Selhariz e Vilarinho das Paranheiras, Rui Branco.
No discurso inaugural, o Secretário de Estado da Saúde salientou a importância deste equipamento para o desenvolvimento de Vidago, de Chaves e da região, referindo que com a recente remodelação do balneário das Termas de Chaves e a inauguração deste novo balneário em Vidago, “Chaves coloca-se numa posição cimeira ao nível nacional e europeu no que toca ao termalismo”.
Para além de elogiar as respostas modernas e inovadoras no âmbito dos equipamentos termais de Chaves, Manuel Delgado, destacou ainda como marcas distintivas da região, “a beleza inigualável da paisagem, a hospitalidade cativante das gentes, o rico património cultural e histórico que se pode aqui desfrutar, a gastronomia transmontana e os tempos de lazer que se proporcionam nestes espaços, convidando ao descanso e à reflexão ou a uma partida de golf”.
Também António Cabeleira referiu que este novo equipamento vem reforçar a aposta no termalismo como estratégia do setor turístico e uma âncora para o desenvolvimento da economia da região. Um investimento de cerca de 3 milhões de euros que aproveitou as instalações da antiga Estação Ferroviária de Vidago e as requalificou, atribuindo-lhes novas funções como balneário pedagógico, o que permitirá criar novos postos de trabalho, novos negócios, fixar população e dar um novo impulso ao Alto Tâmega, revelou o edil.
A diversidade de águas minerais no concelho de Chaves e de Verín, aliada à oferta termal existente no território, entre o balneário das Termas de Chaves, renovado em 2014, o SPA Termal do Vidago Palace Hotel e o novo equipamento termal de Vidago, fazem deste território um destino termal de excelência em quantidade e qualidade deste recurso natural que é a água, frisou ainda o autarca flaviense.
Por outro lado, o Presidente da União de Freguesias de Vidago, Rui Branco, também se manifestou extremamente orgulhoso com a abertura do novo balneário, agradecendo ao atual e ao anterior executivo municipal pela aposta feita, fazendo votos de que Vidago recupere o esplendor e a importância de outrora como vila termal de referência.
Para além de serviços de reabilitação e fisiatria, banhos, duches, vapores, aplicações de contraste, duche massagem, técnicas respiratórias, bem como uma panóplia de outros tratamentos termais, este balneário também contempla uma vertente pedagógica de investigação e de desenvolvimento de práticas termais no seu programa funcional. Refira-se que a gestão deste equipamento está a cargo da empresa municipal, Gestão de Equipamentos do Município de Chaves, EM-SA, que gere também as Termas de Chaves.
A obra foi financiada aproximadamente a 83% pelo ON.2 no âmbito do Eixo Prioritário II - Valorização Económica de recursos Específicos, Programa de Ação ECC_PROVERE- AQUANATUR).
Data: 10 de Junho de 2016