Sub Menu
Home
Info Turistica
A Vila Termal de Vidago
A pouco mais de uma hora de viagem da cidade do Porto, no seio do famoso Reino Maravilhoso de Trás-os- Montes, encontra-se a vila termal de Vidago - a nossa vila termal, situada à sombra da serra da Padrela, num vale fértil percorrido pela Ribeira de Oura.
A vila de Vidago assume-se como uma vila termal notável sob o ponto de vista histórico, cultural e paisagístico, constituindo uma referência nacional e um destino turístico de exceção. As características naturais do território, a riqueza termal e a evolução decorrente da ocupação humana atribuem-lhe um forte carácter e uma identidade muito própria, refletidos em elementos urbanos de distinção.
A origem da nossa vila remonta à época pré-romana, como comprovam os vestígios arqueológicos encontrados, que ainda hoje é possível confirmar pela sua localização estratégica e de defesa típica da época castreja. A herança romana está hoje bem patente, dado que etimologicamente o nome da vila é formado a partir de “Vitis” com o substantivo “agrum”, “Vitis agrum” designaria campo ou terra de vinha que do latim popular evoluiria para “Vidiado”, dando origem mais tarde ao topónimo Vidago.
Desde a descoberta das Águas minerais, em 1863, que a vila possui uma forte ligação às práticas termais, tendo sido, outrora, considerado um dos balneários termais mais célebres de Portugal. Desde essa altura, a vila termal viveu um período de esplendor. Com a ligação à linha ferroviária do Corgo, em 1910, e a inauguração do emblemático Vidago Palace Hotel, a nossa vila termal tornou-se uma estância termal de excelência, a principal estância turística de Portugal, entre as principais da Península Ibérica, destino de eleição da aristocracia portuguesa e europeia, em busca das propriedades terapêuticas das milagrosas águas medicinais.
Desde então, Vidago é sinónimo de repouso, cura, charme e elegância.
Hoje em dia, pode desfrutar de um novo balneário, de arquitetura contemporânea localizado na antiga estação ferroviária, projeto da autoria do arquiteto João Paulo Loureiro. O balneário é composto pela conjugação dos remodelados edifícios da antiga estação de caminho-de-ferro e edifícios novos de linhas minimalistas e contemporâneas, interligados através de uma galeria com elementos em ferro e vidro, memória da ocupação transitória das antigas carruagens.
Vidago não só possui uma das melhores águas termais do mundo, como também representa um dos melhores destinos para os amantes do golfe, que podem desfrutar de dois campos, ambos, estão em perfeita harmonia com a natureza, um deleite para qualquer jogador.
A condição geográfica confere à vila termal de Vidago e à região da ribeira de Oura, um agradável microclima, que se traduz numa vasta riqueza, no que diz respeito aos produtos agrícolas, como as famosas nozes de Vidago e os vinhos de excelência.
A sua paisagem entre vales e montanhas, as aldeias vizinhas e a própria vila situada na sua pequena colina, convidam a percorrer um cenário de tranquilidade e a partir à descoberta dos vestígios de castros, dos vestígios da época romana, de vários monumentos de cariz religioso e de casas senhoriais solarengas até às mais recentes obras de arquitetura contemporânea.
Nada melhor do que percorrer a vila
• desde o seu núcleo mais antigo, o Largo do Olmo, onde ainda hoje se podem encontrar os solares brasonados das famílias que marcaram a sua história,
• subindo ao miradouro, junto da capela do Côto, para se deslumbrar com uma vista panorâmica sobre a vila e sua envolvente,
• e descendo até ao parque termal, no qual podem visitar as três fontes, Vidago Fonte nº1 - Vidago Fonte nº 2 a e Fonte Salus, para provar a água mineromedicinal de Vidago;
para conhecer a nossa charmosa vila!
Deixe-se encantar…